quarta-feira, 29 de setembro de 2010

SEM MEDO DA TECNOLOGIA

A tecnologia digital começou a ser incorporada à educação no Brasil pelo ensino superior já nós anos 70, os primeiros computadores chegaram a algumas universidades, que podia ser contadas nos dedos das mãos. A idéia de aproveitar a tecnologia para introduzir o ensino de informática como disciplina nas escolas, começavam-se a pensar em projeto interdisciplinares e em softwares e educativos que complementasse o ensino de diferentes disciplinas nas salas de aula.

Esse mundo multimiático é extremamente dinâmico e oferece novas possibilidades de interação e comunicação, seja através de redes sociais, blogs, bate-papos virtuais, sites onde se compartilha fotos e videos ou recursos multimídia.

As vantagens dessa nova era são inúmeras por exemplo: trocar informações, introduzir conhecimentos com a internet através de pesquisa em tempo real sem falar na interação com o mundo isso através da web 2.0.

A enorme quantidade de informações a que se tem acesso na internet a tornar uma rica fonte de material complementar para os ensinamentos em sala de aula. É importante, porém, não confiar em tudo que se ler na web, e sim buscar informações em fontes confiáveis.

Há cursos, palestras e oficinas para ajudar aos professores na apropriação dos recursos digitais para a utilização em sala de aula pois não adianta fornecer equipamentos para os alunos, se entre o corpo docente o equipamento causa estranhamento e desconforto.

Para aprender a lidar com as novas tecnologia, portanto o professor tem que voltar de certa forma a ser aluno. Atualmente o Proenfo intregado vem promovendo a capacitação de professores para o uso das tecnologia de comunicação e de informação nas escolas. Sem Medo da Tecnologia

A tecnologia digital começou a ser incorporada à educação no Brasil pelo ensino superior já nós anos 70, os primeiros computadores chegaram a algumas universidades, que podia ser contadas nos dedos das mãos. A idéia de aproveitar a tecnologia para introduzir o ensino de informática como disciplina nas escolas, começavam-se a pensar em projeto interdisciplinares e em softwares e educativos que complementasse o ensino de diferentes disciplinas nas salas de aula.

Esse mundo multimiático é extremamente dinâmico e oferece novas possibilidades de interação e comunicação, seja através de redes sociais, blogs, bate-papos virtuais, sites onde se compartilha fotos e videos ou recursos multimídia.

As vantagens dessa nova era são inúmeras por exemplo: trocar informações, introduzir conhecimentos com a internet através de pesquisa em tempo real sem falar na interação com o mundo isso através da web 2.0.

A enorme quantidade de informações a que se tem acesso na internet a tornar uma rica fonte de material complementar para os ensinamentos em sala de aula. É importante, porém, não confiar em tudo que se ler na web, e sim buscar informações em fontes confiáveis.

Há cursos, palestras e ofcinas para ajudar aos professores na apropriação dos recursos digitais para a utilização em sala de aula pois não adianta fornecer equipamentos para os alunos, se entre o corpo docente o equipamento causa estranhamento e desconforto.

Para aprender a lidar com as novas tecnologia, portanto o professor tem que voltar de certa forma a ser aluno. Atualmente o Proenfo intregado vem promovendo a capacitação de professores para o uso das tecnologia de comunicação e de informação nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário